Av. Praia de Itapuã, Lt3­ • Qd.4 • Vilas do Atlântico

Resp. Téc.:  CROBA 463 Dr. Claudio Sampaio Pires

English Version

Laserterapia

Hoje em dia podemos considerar o laser na odontologia um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos e médicos. Pesquisas científicas atuais demonstram que o laser tem ação anti-inflamatória, e poder de regeneração tecidual. Na odontologia, estes fatores permitem a diminuição do desconforto e uma recuperação mais rápida, imediatamente após a primeira aplicação do laser.

Confira alguns dos benefícios terapêuticos do laser na odontologia:

Processo anestésico

Ajuda a diminuir o desconforto do paciente no momento da aplicação da anestesia, visto que pode ser utilizado como pré-anestésico. Posteriormente à administração anestésica, o laser pode ser utilizado para diminuição do desconforto causado pela penetração da agulha. Adicionalmente, o laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados.

Cirurgia

Na área cirúrgica, a laserterapia tem sido utilizada na extração dental, no tratamento da alveolite (processo inflamatório, infeccioso e doloroso que pode ocorrer após a extração dental) e na amenização dos sintomas após a realização da extração dental, visto que promove diminuição do edema, da dor e reparação dos tecidos envolvidos.

Hipersensibilidade dental

O laser é muito utilizado laserterapia no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental (popularmente, chamada de obturação), pela retração da gengiva, e após o clareamento dental. Nestes casos, a aplicação do laser ajuda a promover a diminuição da hipersensibilidade.

Aftas, herpes e mucosite

O laser tem sido utilizado, também, nos tratamentos de ulcerações (aftas); nas infecções pelo vírus do herpes simples; na mucosite, doença que acomete principalmente pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia causando dor e limitação da ingestão de alimentos, estima-se uma redução de aproximadamente 50% no tempo de tratamento, com a aplicação coadjuvante da laserterapia.

Clareamento Dental

Por último, ainda é possível citar a vantagem da utilização da laserterapia no clareamento dental, visto que permite sua realização em sessão única pela aceleração de ativação dos agentes clareadores utilizados. Adicionalmente, diminui a sensibilidade pós clareamento dental.

Enviando mensagem...

Ops! Houve um erro.